Existem milhares de formas de se fazer uma moqueca, a baiana, a capixaba, a paraense... Aqui eu estou mostrando como eu tenho feito, mais leve, sem azeite de dendê, sem corante (páprica ou colorau), sem leite de coco, sem banana... Enfim, uma sugestão de prato leve, fácil, saboroso e certamente permitido em qualquer dieta! Os ingredientes são: - 1 tomate médio fatiado bem fininho - 1 cebola média fatiada fininha - meio pimentão pequeno fatiado fininho (pode ser verde, vermelho ou amarelo, ou uma mistura, tanto faz nesse caso) - 3 postas de peixe ~ 600 g, eu costumo usar cação, é mais fácil de encontrar na região que moro, mas pode ser anchova, namorado... Escolha um peixe que te agrade - 150 g de camarão limpo (opcional - quando não uso o camarão eu compro 4 postas de peixe, cerca de 800g) - 1 dente de alho espremido - salsinha e cebolinha picadas - 1 c s de farinha de mandioca - sal, pimenta e azeite a gosto
Modo de fazer: forre o fundo de uma panela com parte do tomate, cebola e pimentão. Coloque as postas de peixe por cima e cubra com o restante dos temperos. Se você for fazer uma quantidade maior, é só alternar camadas de tempero com camadas de peixe, mas o ideal é que as postas não precisem ficar muito empilhadas, ou seja, que você use uma panela de tamanho suficiente para acomodá-las no fundo. Distribua os camarões por cima da ultima camada de tempero, finalize com sal (umas três pitadas generosas são suficientes!), pimenta, salsinha, cebolinha e um fio de azeite. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por de 20 a 25 minutos. Após esse tempo, verifique o ponto de cozimento, provavelmente estará pronto! É só servir e saborear, com arroz branco ou legumes cozidos. No meu caso, como não posso comer arroz por agora, eu preparo um pirão pra acompanhar. Depois de servir as postas nos pratos, fica uma boa quantidade de líquido na panela, eu volto com a panela para o fogo e deixo o líquido ferver. Dissolvo a farinha de mandioca em meio copo americano de água e transfiro para a penela, aumento o fogo e mexo vigorosamente até engrossar a mistura, você escolhe o ponto do seu pirão, mais líquido ou mais firme. Sirva ao lado do peixe e pronto, é só saborear!! Adicionei um vídeo rapidinho no youtube, só pra vocês conferirem o quanto de líquido é extraído dos ingredientes, e que não é necessária a adição de mais líquido para o cozimento. Espero que testem a receita e que gostem também! Essa receita rende de duas a três porções, depende do tamanho da fome e dos acompanhamentos que você resolver fazer... Eu preparo apenas a moqueca e o pirão, então essa receita costuma render apenas duas porções mesmo! :)
Como eu já disse em outras postagens, eu chamo de "na chapa" o que muita gente chama de grelhado... Me explico: o que entendo por um alimento grelhado é quando seu processo de cocção foi realizado numa grelha, sob ação direta do fogo, a aparência dele é a que se pode ver nessa primeira foto (fonte da primeira foto: http://www.bolsademulher.com/gourmet/como-garantir-que-o-frango-grelhado-fique-suculento). Existem frigideiras que possuem ondulações que acabam coletando parte da gordura do alimento e acabam dando também esse aspecto, essas marquinhas simpáticas neles. Não são grelhas propriamente ditas, mas se aproximam do aspecto final e do propósito de não adicionar gordura no processo de cocção... Esse franguinho da primeira foto parece inclusive estar em uma dessa frigideiras com ondulações que falei... Tem também eletrodomésticos que cumprem o mesmo papel, não são grelhas propriamente ditas, mas apresentam resultados similares... Explicado o que entendo por grelhado, então o que as pessoas costumam chamar de grelhado??? Pelo o que pude entender, é por exemplo um filé de frango feito em frigideira sem a adição de gordura, como esse da segunda foto (fonte da segunda foto: http://br.recepedia.com/file-de-frango-grelhado-com-salada-de-macarrao-integral/receitas/186696), que eu duvido muito que tenha sido feito sem adição nenhuma nenhuma de gordura! Digo isso porque o dourado está muito pontual, quase percebo que nos pontos de caramelização mais intensa a carne parece estar mais seca, mais crocante... O que não acontece quando você não adiciona nada de gordura. Sem a adição da gordura você acaba precisando "pingar" um pouquinho de água na panela ou frigideira para a carne desgrudar e para que a cor dourada que está na panela passe pra carne e ela não fique com uma coloração tão terrivelmente pálida! Essa forma de cocção eu acredito que é mais corretamente nomeada por "na chapa", como são feitos muitos dos hambúrgueres por aí, numa chapa/placa aquecida, com pouca ou nenhuma adição de gordura. Em restaurantes, as vezes nos referimos à pessoa que faz os bifes como chapeiro(a). Ele(a) geralmente adiciona um pouco de óleo vegetal, mas em casa muita gente faz o mesmo procedimento de cocção sem nenhuma adição de gordura, pingando um pouco de água pra extrair a coloração e ao mesmo tempo desgrudar o bife da panela, e chama isso de "grelhado". Acho que está errado! Você fez um bife na chapa, usando sua frigideira ou sua panela... Você concorda que elas proporcionam uma cocção infinitamente mais próxima da cocção em uma chapa que em uma grelha? Então amigo(a)!!! Você fez um bife na chapa, não um bife grelhado! ;)
Gente, não é uma tarefa muito fácil você abrir mão de comer pão, um pãozinho francês quentinho com manteiga... hummmm Adoooro! Dieta tem dessas coisas, ter que abrir mão de coisas que gostamos muito de comer por um bem maior, a nossa saúde! Mas se não pode pão, não pode manteiga, não pode bolo, biscoito nem geleia... Céus!!! O que comer no café da manhã?? No lanche da tarde?? Bem... O pão de aveia (receita no blog) não é aquele pão que você prova e pensa "Noossaaa, o melhor pão que já comi na vida!!!" ahaha Mas quebra um galho viu... Eu testei algumas receitas de pão que são permitidas na dieta Dukan e esse foi o que me pareceu ser o melhor! Por favor, se alguém aí souber de outro que também fica bom, compartilha a receita aqui... Vai ajudar a uma galerinha faminta! rsrsrs Bem, esse foi o meu café da manhã um dia desses, uma fatia de pão de aveia com cream cheese light, duas fatias de presunto super fininhas e uma xícara de café com leite. Dá pra adaptar todas as refeições... Tudo bem, não era um pão francês quentinho, mas também estava saboroso, e é o que importa né??
Gente, dá pra viver bem sem tanto carboidrato! Claaaro que dá vontade de atacar um pacote de batata palha junto com o estrogonofe, mas entrar numa loja e todas as roupas que você gostou te servirem também é uma sensação maravilhosaaa, então foco na dieta! ahaha Esse era um de de PL, então preparei um estrogonofe de frango substituindo o creme de leite por iogurte natural desnatado, é uma boa opção, deixa o estrogonofe mais leve e você pode comer a vontade! Servi com brócolis japonesa cozida no vapor e alguns tomatinhos grape. Logo logo eu posto a receita do estrogonofe com essa substituição do creme de leite! ;)