terça-feira, 24 de maio de 2016

Fondue de queijo



Oi gente! Dia dos namorados chegando e todo mundo começa a planejar o programa especial para a noite de comemoração né!?! Eu adoooro sair pra jantar, mas nessas datas festivas meio que obrigatórias de sair de casa acabam se tornando um transtorno, casas cheias, demora na entrega do prato, mal atendimento, garçons sobrecarregados... Eu sinceramente prefiro ficar em casa, comer alguma coisa gostosa, assistir um filme... Você curte a companhia do seu amor e evita estresses desnecessários! ahahaha

Pensando nesse dia, hoje eu vou mostrar pra vocês a receita de fondue de queijo, fondue de verdade! Nada dessas massarocas de amido com essência de queijo que você acha no mercado, super caro e sem sabor...

A primeiríssima coisa que preciso falar é sobre a panela... Se você não tem um daqueles kits de fondue que se acha por uns R$40,00 você é um sortudo! ahaha Não compre!! A base para suportar a vela até que é legal (mas você pode fazer uma adaptação, como a que mostro nessa montagem, criatividade é tudo! kkkkk), mas a panela não funciona gente! Eu tenho, e não funciona!! O fundo é muito fino, depois que o fondue está pronto e você o coloca sobre a vela, pra mantê-lo aquecido, como o fundo da panela é fino ela não espalha o calor e o seu fondue acaba queimando no ponto próximo ao calor da vela... :( Você prepara um jantar romântico e ser surpreendido por esse detalhe desagradável não é legal! Certamente existe um conjuntinho de fondue com uma panela de fundo mais grosso, mas eu sinceramente deixei de procurar... Então como fazer??? Bem, eu uso uma das minhas panelas de inox mesmo, dessas com o fundo triplo, pega a menorzinha e pronto! Se você usa panela de alumínio, procura a que tiver as paredes mais grossas, minha sogra chama de "alumínio batido", o importante é que seja uma panela que espalhe bem o calor, beleza?!

Então, os ingredientes são:

150 g de queijo emmental
150 g de queijo gruyere
180 mL de vinho branco seco
1 dente de alho
pimenta e noz moscada a gosto

Modo de fazer: rale os dois queijos (você os encontra em qualquer super mercado) e reserve. Corte o dente de alho ao meio e esfregue as duas metades nas paredes da panela, tem gente que joga o alho fora, eu o deixo na panela, o sabor fica suave e eu adoro alho... Junte o vinho (preferencialmente o que você vai beber pra acompanhar!) e leve ao fogo baixo, quando começar a ferver, adicione metade do queijo e mexa vigorosamente até que todo o queijo derreta, então adicione o restante e continue misturando, eu uso um fouet, um batedor de arames, ajuda a homogeneizar sem empelotar... Acrescente pimenta e noz moscada a gosto e sirva imediatamente.

Como acompanhamentos o tradicional é servir pão picado em cubos (baguete ou pão italiano que são de massas mais firmes) e legumes cozidos (não cozinhe muito para não desmancharem enquanto você os passa no fondue). Você pode usar batata, cenoura, picles, brócolis fica bom também! E pequenas almondegas assadas!







Você espeta um dos acompanhamentos no garfinho, mergulha no queijo e faz um movimento circular, pra misturar o fondue e ao mesmo tempo, passá-lo do seu petisco!

Deixe a mesa montada antes de preparar o fondue, pra ele não esfriar! É fundir os queijos e servir! :D

Aposto que vai fazer sucesso!!