domingo, 4 de junho de 2017

Repolho assado


Eu nunca fui muito fã de repolho, mas esse repolho assado é divinoooo!!! Vi um programa especial da Rita Lobo, ela preparou vários prato com repolho, escolhi testar esse, foi o que achei mais interessante, e não me arrependi. Comprei um repolho pequeno e bem firme e apenas eu e o Thiago (meu marido e cobaia 😍) comemos quase tudo!! É um excelente acompanhamento e pra quem é vegetariano, basta não colocar o bacon, fica super delícia também! A melhor parte é que chega a ser ridículo de tão fácil o preparo! Eu servi o repolho com filezinho suíno, molho agridoce e a farofa da minha avó. Também vou colocar a receita do filezinho e da farofa. ;)

Para o repolho assado os ingredientes são:

1 repolho fresco
100 g de bacon picado em cubos
1 pitada de sal
1 pitada de orégano (apenas pra perfumar, por favor, é bem pouquinho mesmo, as ervas são ótimas pra temperar, mas se você exagera na quantidade não vai sentir nenhum outro sabor, portanto, uma pitadinha apenas!!)
4 c s de azeite
pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:

Pique o repolho ao meio, retire a folha mais externa, higienize o repolho para se certificar que não há resíduos de terra e depois pique em fatias grossas, da espessura de um dedo.
Organize as fatias em uma assadeira, eu usei uma forma de pizza antiaderente. Regue as fatias de repolho com o azeite, de modo que todas as fatias sejam contempladas. Salpique o sal, orégano, pimenta e o bacon por cima.
Asse em fogo médio (cerca de 220ºC) por 30 minutos. A parte de baixo vai ficar corada, o repolho vai ficar macio e suculento. Maravilhoso! Sirva quente como acompanhamento. Eu não fiz arroz ou batatas, minha fonte de carboidrato foi a farofa, então, pra essa combinação, um repolho pequeno (cerca de 15 cm de diâmetro) rende de duas a três porções.

Esse foi o prato que servi, não sou boa de food design (meu amigo Marciano que o diga kkkkkkk - altas experiências desastradas nós tivemos na faculdade kkkkkkkkk)  mas o sabor estava incrível!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário