quarta-feira, 27 de abril de 2016

Ragu de paleta


Ragu é um molho suculento e cremoso ao mesmo tempo, eu gosto de fazer com paleta, que é uma carne que acho super saborosa, adoooro quando ela fica desfiando! O tempo de cozimento para a paleta é longo, por isso, eu cozinho na panela de pressão, agiliza muito!!

- 1 kg de paleta super limpa (eu tiro todos os nervos, gordura... tudo!)
- 1 cebola média picada
- 3 dentes de alho grandes  picados
- 1 cenoura pequena picadinha (ou triturada pra facilitar)
- 1 xícara de vinho tinto
- ervas secas a gosto (eu uso manjericão e orégano, duas pitadas de cada e louro, umas três folhas)
- sal, azeite e pimentas a gosto
- 1 xícara de caldo de legumes fervente (você pode preparar o caldo em casa, ou dissolver um tablete de caldo industrializado em água como indicado na embalagem)
- 1/2 lata de tomate pelado (são tomates inteiros sem pele, tem em qualquer mercado)
- salsinha picada pra finalizar (opcional)

Modo de fazer: numa panela de pressão refogue a cebola, o algo, a cenoura, as ervas e a pimenta com um pouco de azeite. Acrescente a carne picada em cubos bem limpos e refogue bem, até corar. Adicione o vinho e deixe todo o álcool evaporar. Acrescente o caldo, tampe a penela e deixe cozinhar em fogo baixo na pressão por 45 minutos. Apague o fogo e aguarde que saia toda a pressão. Abra a panela, com uma colher verifique se a carne está bem cozida, no ponto de desfiar, se estiver nesse ponto, desfie a carne com o auxílio de uma colher. Volte a panela para o fogo para reduzir um pouco do líquido da panela. Enquanto isso, pique os tomates pelados de forma grosseira, não precisa ser pequenininho não, e adicione os tomates ao molho deixe ferver por alguns minutos, retire as folhas de louro, acerte o ponto do sal e seu ragu está pronto!!!

Dica: eu adoro cortar algumas lascas de cebola e colocar no molho assim que apago o fogo, elas cozinham um pouco no calor residual da panela, ficam adocicadas e alegram o prato! Você pode acrescentar azeitonas picadas, um pouco de molho de pimenta, também fica muito bom!

Eu sirvo esse molho de muitas maneiras, com macarrão, gnocchi, panqueca, em brusquetas, com salada (como na foto) e como mais me der na telha rsrsrs

Espero que experimentem!! É muito bom! ;)

Gnocchi de batata doce com ragu de paleta


- duas batatas doces grandes
- 1 ovo
- cerca de 1 xícara de farinha de trigo
- sal e azeite a gosto

Modo de fazer: descascar e picar as batatas, cozinhar em água com sal até que fiquem macias. Escorrer bem a água e transferir pra uma bacia. Amassar as batatas com um garfo (não pode bater no mixer, isso deixa a batata com uma textura muito lisa e fina, não dá ponto pra gnocchi, tem que ser no garfo ou no espremedor), acrescentar o ovo e misturar bem. 
Colocar uma panela grande com água e sal pra ferver. 
Enfarinhe uma superfície limpa e seca (mesa ou pia) com um pouco da farinha e verta a massa das batatas sobre a farinha. Adicione um punhado de farinha e misture bem, a massa estará no ponto quando você conseguir enrolar "uma bola" sem que ela fique molenga, mas não deve tornar-se uma bola dura, muito firme. O segredo de um bom gnocchi é que ele seja macio, portanto, devemos adicionar o mínimo de farinha que nos permita modelar a massa. 
Divida a massa em seis partes e faça rolinhos com ela, com diâmetro de cerca de dois centímetros. Use sempre farinha na superfície onde trabalha com a massa, pra que ela não grude. Corte os gnocchis com uma faca afiada ou uma espátula, com um comprimento também de cerca de dois centímetros. Faça isso com toda a massa.
Quando a água estiver fervendo, adicione os gnocchis, de dez em dez, se puser mais eles podem grudar... Assim que você os coloca na panela eles afundam, cerca de três minutos depois eles sobem. Significa que estão cozidos. Com uma escumadeira, transfira-os para uma forma grande, onde caibam todos sem precisar empilhá-los. Faça isso com todas as bolinhas, sem deixar excesso de água na forma. Jogue azeite por cima dos gnocchis pra que eles não grudem uns nos outros, e misture-os para se certificar que todos estão envoltos em azeite. Essa receita rende de três a quatro porções, depende do tamanho da fome e do tamanho das batatas que você usar! :)

Para finalizar o prato: aqueça bem uma frigideira antiaderente, adicione um pouco de azeite e coloque os seus gnocchis. Agite a frigideira de modo a misturar os gnocchis para que aqueçam por igual. Não use colher ou espátula para misturá-los, eles muito delicados e podem amassar ou se deformar ao toque dos utensílios. Tem mesmo que agitar a frigideira... Quando estiverem começando a dourar, transfira para o prato q cubra com o molho de sua preferência! O que eu mais gosto pra esse gnocchi é o ragu de paleta, a receita também está no blog! Mas também combina com um molho de queijo de sabor forte como o gorgonzola ou molho a bolonhesa de proteína texturizada de soja para os vegetarianos, com molho de linguiça calabresa, de ragu de costela, molho bolonhesa...

Dica: Você pode leva-los ao freezer na forma mesmo, depois de cozidos, e quando os gnocchis estiverem congelados, transferir para um pote com tampa ou um saquinho limpo. Eu sempre dobro a receita e congelo boa parte! É ótimo ter coisas gostosas, saudáveis e caseiras semi-prontas!!

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Lasanha de berinjela


- 1 berinjela descascada e fatiada
- 1 tomate pequeno fatiado
- 1 cebola pequena fatiada
- 4 azeitonas picadas
- 4 fatias de mussarela
- 4 fatias de presunto (opcional)
- 2 c s de requeijão light ou cream cheese light
- azeite, sal, pimenta e orégano a gosto

Modo de preparar: cobrir o fundo de uma travessa (a que eu usei era retangular com 15 x 25 cm) com metade da berinjela, tomate, cebola, azeitona, requeijão ou cream cheese e temperar com azeite (eu usei só na ultima camada e só um pouquinho, como dá pra ver na foto), sal, pimenta do reino e orégano. Cobrir com duas fatias de presunto e duas de mussarela. Repetir o mesmo processo e levar ao forno pra cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo baixo. A berinjela é crua mesmo e tem muito líquido, o suficiente para cozinhar a lasanha, não existe a necessidade de adicionar qualquer outro líquido. Quando o queijo estiver dourado está pronta!
Essa receita rende duas porções, suficientes para a fome de dois adultos. É muito gostosa, super fácil e rápido de fazer! Quando eu vou preparar, faço uma pra comer no mesmo dia e outra pra congelar, os legumes crus mesmo,  é sempre bom ter algo pronto no congelador para os dias que o tempo fica apertado... Espero que testem a receita!! Todos os ingredientes são permitidos na dieta! ;)

E para os meus amigos vegetarianos, basta não adicionar o presunto... Espero que gostem!

Ahhhh!!! Já ia esquecendo, dá super certo substituir a berinjela por abobrinha!! :D

domingo, 24 de abril de 2016

5ª Semana


Esse foi o meu cardápio da quinta semana de dieta. Marquei em vermelho os dias que escorreguei na dieta e acabei comendo alguma coisa que não deveria... :(

Pudim de leite condensado



Olha, eu sei que é uma receita simples, mas tenho uma amiga que me perguntou como faço para que o topo do pudim fique corado e para que ele não fique cheio de buraquinhos... Então lá vai a receita:

- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite
- 1 c s de amido de milho
- 3 ovos
- 4 c s de açúcar para a calda

Modo de fazer: Eu coloco o açúcar direto na forma de pudim e levo ao fogo baixo, com uma colher de pau eu mexo o açúcar o tempo todo pra que ele funda e caramelize por igual. Depois de caramelizado eu unto a forma com essa calda (sem adição de água!) e reservo. Eu faço o pudim numa panela de banho maria na trempe do fogão, não no forno. Usando essa panela o pudim fica pronto em 20 minutos, muito melhor do que os 60 minutos necessários pra assar no forno! Bem, deixo a panela com água suficiente já aquecendo e vou bater o pudim. No mixer ou no liquidificador eu bato o leite condensado, o leite, os ovos e o amido de milho, despejo na forma já untada, encaixo a forma na panela, tampo, marco 20 minutos no timer, verifico se ele está pronto furando-o com uma faca, se ela sair limpa, sem ficar esbranquiçada de leite, o pudim está pronto!!

Outra variação pra pudim que costumo fazer é bater junto uma lata de milho verde escorrida, passar pela peneira e assar, como já descrevi. Vira um delicioso pudim de milho!

Ahhhh, eu fiz o pudim pro marido... Ele adooora e não é pq eu estou de dieta que ele tem que se privar de tudo né?? Claro que acabei comendo um pedaço, não sou de ferro, mas foi só um!!! Resisti ao restante!! :) 

Estou testando umas receitas pra pudim que a dieta permita, assim que eu conseguir chegar a uma receita boa eu posto!