domingo, 4 de junho de 2017

Filezinho suíno ao molho agridoce


Filezinho suíno é o corte equivalente ao filé mignon bovino, é uma carne com pouca gordura, mas ao contrário do corte bovino, é vendido bem barato. Eu gosto gosto de carne suína, mas a maioria das pessoas erra ao prepará-la, em geral, deixando-a muito seca. O segredo do preparo de diferentes proteínas é a forma e o tempo de cozimento empregado. Para o filezinho suíno devemos usar fogo alto por pouco tempo e depois, forno pra finalizar o cozimento. Eu servi o filezinho com molho agridoce, repolho assado (receita aqui) e a farofinha de alho com bacon da minha avó, essa receita ainda tenho que colocar pra vocês...

Ingredientes:
- 800 g de filezinho suíno
- 2 c s de óleo vegetal
- 1 cebola cortada em pétalas
- 50 mL de molho inglês
- 4 c s de ketchup
- 1 c s de mostarda picante
- 1 c s de molho de pimenta
- 1 c s de manteiga
- 2 c s de geleia de sua preferência
- 1 dente de alho pequeno picado
- duas pitadas de alecrim (eu sempre uso o desidratado, o meu pé de alecrim morreu, tenho que comprar outro 😢)
- sal e pimenta do reino a gosto

Preparo da carne:

Limpe a carne e corte em pedaços de 2,0 cm de altura, salpique sal e pimenta do reino em apenas um dos lados da carne.

Pré aqueça o forno em temperatura média, cerca de 220ºC. Coloque uma panela grande de fundo grosso na trempe de chama mais forte do seu fogão, em fogo alto. Use metade do óleo vegetal para untar o fundo da panela, quando ela estiver bem quente, acomode metade dos pedaços de carne com o sal e a pimenta para baixo.  Deixe dourar por cerca de três minutos de cada lado. Repita o processo com o restante da carne e a acomode num refratário. Salpique o alecrim por cima da carne selada e leve ao forno por cinco minutos.
Retire o refratário do forno, adicione a cebola e volte ao forno por mais cinco minutos. O objetivo é tirar o ardor da cebola, tornando-a adocicada, mas ainda deixá-la crocante.
Na panela que preparou a carne, adicione o alho e a manteiga, refogue até que o alho esteja dourado. Adicione os demais ingredientes, misture bem e sirva por cima da carne. O molho inglês tem vinagre, e junto com a geleia e o ketchup é o que torna o molho ácido e adocicado - agridoce.

O ideal é você usar o líquido adicionado pra "limpar" a panela, trazendo pro molho todos os sabores da carne que ficaram pra trás quando você estava selando a carne, o nome desse processo é "deglaçar". O molho fica espesso, bem cremoso e tem sabor forte, combina bem com a carne de porco. Essa receita rende 4 porções.

Repolho assado


Eu nunca fui muito fã de repolho, mas esse repolho assado é divinoooo!!! Vi um programa especial da Rita Lobo, ela preparou vários prato com repolho, escolhi testar esse, foi o que achei mais interessante, e não me arrependi. Comprei um repolho pequeno e bem firme e apenas eu e o Thiago (meu marido e cobaia 😍) comemos quase tudo!! É um excelente acompanhamento e pra quem é vegetariano, basta não colocar o bacon, fica super delícia também! A melhor parte é que chega a ser ridículo de tão fácil o preparo! Eu servi o repolho com filezinho suíno, molho agridoce e a farofa da minha avó. Também vou colocar a receita do filezinho e da farofa. ;)

Para o repolho assado os ingredientes são:

1 repolho fresco
100 g de bacon picado em cubos
1 pitada de sal
1 pitada de orégano (apenas pra perfumar, por favor, é bem pouquinho mesmo, as ervas são ótimas pra temperar, mas se você exagera na quantidade não vai sentir nenhum outro sabor, portanto, uma pitadinha apenas!!)
4 c s de azeite
pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:

Pique o repolho ao meio, retire a folha mais externa, higienize o repolho para se certificar que não há resíduos de terra e depois pique em fatias grossas, da espessura de um dedo.
Organize as fatias em uma assadeira, eu usei uma forma de pizza antiaderente. Regue as fatias de repolho com o azeite, de modo que todas as fatias sejam contempladas. Salpique o sal, orégano, pimenta e o bacon por cima.
Asse em fogo médio (cerca de 220ºC) por 30 minutos. A parte de baixo vai ficar corada, o repolho vai ficar macio e suculento. Maravilhoso! Sirva quente como acompanhamento. Eu não fiz arroz ou batatas, minha fonte de carboidrato foi a farofa, então, pra essa combinação, um repolho pequeno (cerca de 15 cm de diâmetro) rende de duas a três porções.

Esse foi o prato que servi, não sou boa de food design (meu amigo Marciano que o diga kkkkkkk - altas experiências desastradas nós tivemos na faculdade kkkkkkkkk)  mas o sabor estava incrível!!