domingo, 15 de maio de 2016

Espaguete de cenoura ao pesto


     Antes que alguém fale alguma coisa, deixa eu esclarecer alguns pontos sobre essa receita... O espaguete é apenas a cenoura ralada, não há uma massa de cenoura com farinha ou algo assim, apenas cenoura!! :) Sobre o molho... O molho pesto "original" é chamado de "pesto genovês" e no lugar da casatanha de caju o correto seria utilizar o pinole, uma oleaginosa caríssima e que eu sinceramente não noto tanta diferença de se utilizar o bendito na receita... Você pode substituir o pinoli por nozes, castanha de caju, castanha do pará, amêndoas... O importante é ter uma oleaginosa na receita! Além do manjericão você pode fazer pesto de outras verduras também! Uma versão super suave e meega saborosa é o pesto de salsinha com castanha de caju, eu adoooro!! E sempre prefiro usar a castanha de caju, que não é tão neutra (e cara!) quanto as nozes, e nem de sabor tão intenso quanto o amendoim, que toma todo o sabor do prato...



Para esta versão que vos apresento os ingredientes são:

Espaguete:
- 2 cenouras médias
- sal a gosto

Molho pesto:
- 1 maço de manjericão
- 1 dente de alho pequeno
- 8 castanhas de caju
- 30 g de queijo parmesão ralado
- sal, azeite e pimenta a gosto

Modo de fazer: coloque uma panela com água e sal para ferver, e já deixe uma bacia de água fria ao lado. Lave, descasque e rale as cenouras. Quando a água estiver fervendo você adiciona o espaguete e deixa cozinhar por um minuto, escorre a água e transfere o espaguete de cenoura para a bacia com água fria e reserve.

Desfolhe e lave o manjericão, coloque as folhas no processador de alimentos (eu uso o mixer, mas funciona perfeitamente no liquidificador) e triture com o alho, as castanhas, o parmesão, sal azeite e pimenta até formar uma pasta. Numa frigideira antiaderente, aqueça o espaguete com o pesto, encorporando o molho à "massa". Sirva em seguida!

Dica 1: Para fazer fios tão longos eu utilizei a mandolina, que é um fatiador manual japonês, muito útil (~R$130,00), mas tem alguns descascadores de legumes de mão que tem um ralador na extremidade oposta à do descascador (~R$5,00) que fazem fios tão longos e bonitos quanto os da mandolina.

Dica 2: Como estou consumindo menos gordura eu adicionei pouco azeite no pesto, menos do que costumo utilizar, por isso o molho ficou mais firme, como pode-se ver na foto. Normalmente eu adiciono mais azeite, para que ele fique mais cremoso.

Dica 3: Essa receita rende duas porções, dependendo do tamanho da fome! Eu Servi com dois mini polpetones (receita aqui) e foi suficiente pra mim e pro meu esposo! ;)

Dica 4: Esse molho pode ser usado pra massas quentes, como usei aqui, ou para massas frias, como uma salada de macarrão parafuso, por exemplo... Também pode ser usado como molho para brusquetas ou sanduíches, o que vale é a criatividade! :D

Dica 5: Também funciona o espaguete para a abobrinha, a única diferença no prepara é que ela não precisa cozinhar antes, apenas refogar o espaguete com alho e cebola, logo logo eu posto uma foto do prato! O de abobrinha eu fiz com molho bolonhesa, ficou divino!!

Bom apetite!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário