sábado, 21 de maio de 2016

Babaganoush


Como prometido, hoje mostro a receita dessa deliciosa pastinha de origem árabe e sabor defumado feita de berinjela! Quem já provou vai ver como é fácil fazer e quem nunca comeu, precisa experimentar!!! O ingrediente que deve te dar um pouquinho de trabalho pra encontrar é o Tahine (pasta mostrada na segunda foto), uma pasta de sementes de gergelim trituradas de sabor maravilhoooso! Você deve encontrar em casas de tempero, eu consegui comprar no mercado municipal aqui de São José dos Campos, uma latinha com 200g custou R$ 15,00, mas olha, ele tem validade longa e essa latinha rende muuuuito! Se vc não encontrar, você pode fazer a receita sem, também pode usar um pouco de óleo de gergelim (~150 mL custa em torno de R$9,00), ou mesmo, triturar alguns amendoins torrados junto com a berinjela... Desde que se lembre que são adaptações! ;) Tenho certeza de que vários restaurantes de comida árabe que fui me serviram babaganoush sem o Tahine, não fica com o sabor tão complexo, mas fica muito bom também! Cozinhando em casa, se não temos um ingrediente a gente pode tentar adaptar uma receita, desde que com parcimônia né?? Bem, chega de devaneios e vamos à receita!!



Os ingredientes são:

- 1 berinjela grande e firme
- 1 c s de tahine
- 1 dente de alho pequeno
- 1 c s de azeite
- 2 c s de suco de limão
- sal e pimenta a gosto

Modo de fazer: dispor a berinjela inteira sob a ação direta da chama do fogão, rodando a berinjela para que ela cozinhe por inteiro, isso é o que dá o sabor defumado característico da receita. Eu usei um garfo pra me ajudar a rodar a berinjela no fogo... Se você preferir um sabor mais suave, pode dar uma tostada na casca dessa forma e terminar o cozimento no forno, até que a berinjela fique macia, cerca de 20 minutos. Eu prefiro sabor mais intenso, então deixo que ela cozinhe diretamente na chama. Quando a casca estiver enrugada e a berinjela macia ao toque, retire do fogo, corte-a ao meio e com o auxílio de uma colher, retire a polpa da berinjela, transferindo diretamente para o processador de alimentos (mixer ou liquidificador). Acrescente os demais ingredientes e triture até obter uma pasta homogênea. Transferir para uma tigela limpa e seca e refrigerar até o momento de servir. Essa receita rende três porções generosas se for servida no jantar com o quibe assado, por exemplo. Se você for servir com pão sírio e torradinhas como entrada, rende seis porções.

Experimentem, é muito bom, além de leve e saudável! ;)

Dica: se foram fazer pra alguém descendente da cultura, não usem o mixer! Apenas amasse os ingredientes com um garfo, ou passe pelo pilão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário