domingo, 4 de junho de 2017

Filezinho suíno ao molho agridoce


Filezinho suíno é o corte equivalente ao filé mignon bovino, é uma carne com pouca gordura, mas ao contrário do corte bovino, é vendido bem barato. Eu gosto gosto de carne suína, mas a maioria das pessoas erra ao prepará-la, em geral, deixando-a muito seca. O segredo do preparo de diferentes proteínas é a forma e o tempo de cozimento empregado. Para o filezinho suíno devemos usar fogo alto por pouco tempo e depois, forno pra finalizar o cozimento. Eu servi o filezinho com molho agridoce, repolho assado (receita aqui) e a farofinha de alho com bacon da minha avó, essa receita ainda tenho que colocar pra vocês...

Ingredientes:
- 800 g de filezinho suíno
- 2 c s de óleo vegetal
- 1 cebola cortada em pétalas
- 50 mL de molho inglês
- 4 c s de ketchup
- 1 c s de mostarda picante
- 1 c s de molho de pimenta
- 1 c s de manteiga
- 2 c s de geleia de sua preferência
- 1 dente de alho pequeno picado
- duas pitadas de alecrim (eu sempre uso o desidratado, o meu pé de alecrim morreu, tenho que comprar outro 😢)
- sal e pimenta do reino a gosto

Preparo da carne:

Limpe a carne e corte em pedaços de 2,0 cm de altura, salpique sal e pimenta do reino em apenas um dos lados da carne.

Pré aqueça o forno em temperatura média, cerca de 220ºC. Coloque uma panela grande de fundo grosso na trempe de chama mais forte do seu fogão, em fogo alto. Use metade do óleo vegetal para untar o fundo da panela, quando ela estiver bem quente, acomode metade dos pedaços de carne com o sal e a pimenta para baixo.  Deixe dourar por cerca de três minutos de cada lado. Repita o processo com o restante da carne e a acomode num refratário. Salpique o alecrim por cima da carne selada e leve ao forno por cinco minutos.
Retire o refratário do forno, adicione a cebola e volte ao forno por mais cinco minutos. O objetivo é tirar o ardor da cebola, tornando-a adocicada, mas ainda deixá-la crocante.
Na panela que preparou a carne, adicione o alho e a manteiga, refogue até que o alho esteja dourado. Adicione os demais ingredientes, misture bem e sirva por cima da carne. O molho inglês tem vinagre, e junto com a geleia e o ketchup é o que torna o molho ácido e adocicado - agridoce.

O ideal é você usar o líquido adicionado pra "limpar" a panela, trazendo pro molho todos os sabores da carne que ficaram pra trás quando você estava selando a carne, o nome desse processo é "deglaçar". O molho fica espesso, bem cremoso e tem sabor forte, combina bem com a carne de porco. Essa receita rende 4 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário