sexta-feira, 24 de junho de 2016

Camarão ao requeijão com purê rústico de abóbora


Hoje vamos de camarão ao requeijão, uma prato que adoooro! Obviamente existem outras versões que incluem creme de leite e queijos, mas pode acreditar, essa versão mais leve não perde em nada de sabor! Os ingredientes são:
- 500 g de camarão limpo (~1,0 kg de camarão inteito)
- 2 c s de requeijão light
- 0,5 cebola média picadinha
- 0,5 cebola média picada em meia lua
- 300 g de abóbora descascada e picada
- 2 dentes de alho grandes picadinhos
- 2 folhas de louro
- 500 mL de água fervente
- 1 c chá de manteiga (opcional)
- salsinha, sal, pimenta, orégano, noz moscada e azeite a gosto

Modo de fazer: coloque a abóbora para cozinhar com as duas folhas de louro e 1 pitada de sal na água fervente. Quando estiver macia, escorra a água, descarte as folhas de louro, amasse a abóbora com um garfo, adicione noz moscada e pimenta do reino a gosto, acerte o ponto do sal e caso queira, pode adicionar 1 colherinha de manteiga (eu não adicionei), misture bem e reserve.




Para o camarão, além de tirar a cabeça e o restante da "casca" é importante tirar o intestino dele, que é aquela linha escura que vemos no dorso do camarão. Eu normalmente uso uma faca bem afiada para fazer um corte raso no dorso do camarão e assim ter acesso ao intestino (Fonte da foto 2: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/meuBlog/pitadas--1868), depois do corte é só puxar o intestino com os dedos ou com um palito de dente (Fonte da foto 3: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/meuBlog/pitadas--1866), normalmente sai inteiro. Depois eu passo na água corrente e vou pro próximo camarão. Esse processo de limpeza costuma levar cerca uma hora para 1,0 kg de camarão.

Depois de limpo, vamos cozinhá-lo!!!

Numa panela em fogo alto adicione um fio de azeite, metade do alho, metade da cebola picadinha e metade do camarão. Refogue até que ele fique rosado, como na foto. Transfira para um prato e repita o processo com o restante dos ingredientes. Depois volte todo o camarão para a panela, acrescente o requeijão, a cebola picada em meia lua, 1 pitada de orégano, sal e pimenta a gosto. Sirva o purê de abóbora bem quente no prato e por cima o camarão com o molho, você pode salpicar salsinha picada e um fio de azeite para completar o sabor do prato. Essa receita rende duas porções. 

Dica: Caso você não tenha restrições na sua dieta, pode preparar um arroz branco para acompanhar o prato, eu não estou comendo arroz, mas já preparei outros acompanhamentos como um mix de folhas ou legumes assados, como berinjela, abobrinha... 

Bom apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário