quarta-feira, 27 de abril de 2016

Gnocchi de batata doce com ragu de paleta


- duas batatas doces grandes
- 1 ovo
- cerca de 1 xícara de farinha de trigo
- sal e azeite a gosto

Modo de fazer: descascar e picar as batatas, cozinhar em água com sal até que fiquem macias. Escorrer bem a água e transferir pra uma bacia. Amassar as batatas com um garfo (não pode bater no mixer, isso deixa a batata com uma textura muito lisa e fina, não dá ponto pra gnocchi, tem que ser no garfo ou no espremedor), acrescentar o ovo e misturar bem. 
Colocar uma panela grande com água e sal pra ferver. 
Enfarinhe uma superfície limpa e seca (mesa ou pia) com um pouco da farinha e verta a massa das batatas sobre a farinha. Adicione um punhado de farinha e misture bem, a massa estará no ponto quando você conseguir enrolar "uma bola" sem que ela fique molenga, mas não deve tornar-se uma bola dura, muito firme. O segredo de um bom gnocchi é que ele seja macio, portanto, devemos adicionar o mínimo de farinha que nos permita modelar a massa. 
Divida a massa em seis partes e faça rolinhos com ela, com diâmetro de cerca de dois centímetros. Use sempre farinha na superfície onde trabalha com a massa, pra que ela não grude. Corte os gnocchis com uma faca afiada ou uma espátula, com um comprimento também de cerca de dois centímetros. Faça isso com toda a massa.
Quando a água estiver fervendo, adicione os gnocchis, de dez em dez, se puser mais eles podem grudar... Assim que você os coloca na panela eles afundam, cerca de três minutos depois eles sobem. Significa que estão cozidos. Com uma escumadeira, transfira-os para uma forma grande, onde caibam todos sem precisar empilhá-los. Faça isso com todas as bolinhas, sem deixar excesso de água na forma. Jogue azeite por cima dos gnocchis pra que eles não grudem uns nos outros, e misture-os para se certificar que todos estão envoltos em azeite. Essa receita rende de três a quatro porções, depende do tamanho da fome e do tamanho das batatas que você usar! :)

Para finalizar o prato: aqueça bem uma frigideira antiaderente, adicione um pouco de azeite e coloque os seus gnocchis. Agite a frigideira de modo a misturar os gnocchis para que aqueçam por igual. Não use colher ou espátula para misturá-los, eles muito delicados e podem amassar ou se deformar ao toque dos utensílios. Tem mesmo que agitar a frigideira... Quando estiverem começando a dourar, transfira para o prato q cubra com o molho de sua preferência! O que eu mais gosto pra esse gnocchi é o ragu de paleta, a receita também está no blog! Mas também combina com um molho de queijo de sabor forte como o gorgonzola ou molho a bolonhesa de proteína texturizada de soja para os vegetarianos, com molho de linguiça calabresa, de ragu de costela, molho bolonhesa...

Dica: Você pode leva-los ao freezer na forma mesmo, depois de cozidos, e quando os gnocchis estiverem congelados, transferir para um pote com tampa ou um saquinho limpo. Eu sempre dobro a receita e congelo boa parte! É ótimo ter coisas gostosas, saudáveis e caseiras semi-prontas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário