quinta-feira, 5 de maio de 2016

Moqueca de peixe com camarão e pirão

Existem milhares de formas de se fazer uma moqueca, a baiana, a capixaba, a paraense... Aqui eu estou mostrando como eu tenho feito, mais leve, sem azeite de dendê, sem corante (páprica ou colorau), sem leite de coco, sem banana... Enfim, uma sugestão de prato leve, fácil, saboroso e certamente permitido em qualquer dieta!

Os ingredientes são:

- 1 tomate médio fatiado bem fininho
- 1 cebola média fatiada fininha
- meio pimentão pequeno fatiado fininho (pode ser verde, vermelho ou amarelo, ou uma mistura, tanto faz nesse caso)
- 3 postas de peixe ~ 600 g, eu costumo usar cação, é mais fácil de encontrar na região que moro, mas pode ser anchova, namorado... Escolha um peixe que te agrade
- 150 g de camarão limpo (opcional - quando não uso o camarão eu compro 4 postas de peixe, cerca de 800g)
- 1 dente de alho espremido
- salsinha e cebolinha picadas
- 1 c s de farinha de mandioca
- sal, pimenta e azeite a gosto

Modo de fazer: forre o fundo de uma panela com parte do tomate, cebola e pimentão. Coloque as postas de peixe por cima e cubra com o restante dos temperos. Se você for fazer uma quantidade maior, é só alternar camadas de tempero com camadas de peixe, mas o ideal é que as postas não precisem ficar muito empilhadas, ou seja, que você use uma panela de tamanho suficiente para acomodá-las no fundo. Distribua os camarões por cima da ultima camada de tempero, finalize com sal (umas três pitadas generosas são suficientes!), pimenta, salsinha, cebolinha e um fio de azeite. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por de 20 a 25 minutos. Após esse tempo, verifique o ponto de cozimento, provavelmente estará pronto! É só servir e saborear, com arroz branco ou legumes cozidos. 

No meu caso, como não posso comer arroz por agora, eu preparo um pirão pra acompanhar. Depois de servir as postas nos pratos, fica uma boa quantidade de líquido na panela, eu volto com a panela para o fogo e deixo o líquido ferver. Dissolvo a farinha de mandioca em meio copo americano de água e transfiro para a penela, aumento o fogo e mexo vigorosamente até engrossar a mistura, você escolhe o ponto do seu pirão, mais líquido ou mais firme. Sirva ao lado do peixe e pronto, é só saborear!! 
Adicionei um vídeo rapidinho no youtube, só pra vocês conferirem o quanto de líquido é extraído dos ingredientes, e que não é necessária a adição de mais líquido para o cozimento. Espero que testem a receita e que gostem também!

Essa receita rende de duas a três porções, depende do tamanho da fome e dos acompanhamentos que você resolver fazer... Eu preparo apenas a moqueca e o pirão, então essa receita costuma render apenas duas porções mesmo! :)

2 comentários: