sábado, 23 de julho de 2016

Espaguete de abobrinha a bolonhesa


Sabe aquela receita de espaguete de cenoura ao pesto (olha aqui)? Aquela que super bombou no blog e está no topo das receitas mais vistas... No dia que eu mostrei essa receita eu disse que também dava certo fazer com abobrinha... Pois bem... Então vamos à receita de hoje.

Ingredientes para o molho:
- 300 g de carne moída
- 150 mL de vinho branco
- 1 dente de alho grande picado
- meia cebola picada
- meia lata de tomate pelado
- 1 colher de chá de manjericão desidratado
- 3 folhas de louro
- 1 pitada de orégano desidratado
- 1 pitada de alecrim desidratado
- sal, azeite e pimenta a gosto

Espaguete de abobrinha:
- 2 abobrinhas pequenas higuenizadas e raladas com casca
- 1 dente de alho pequeno picado
-1 fio de azeite
- sal e pimenta a gosto

Para cobertura:
- 50 g de queijo parmesão, compre um bom queijo e rale em casa, é muito mais saboroso! 

Modo de fazer: numa panela, refogue a cebola, o alho e as folhas de louro com um pouco de azeite, acrescente a carne e mexa bem para que ela fique bem soltinha, sem formar grumos. Quando estiver cozida o vinho e deixe o álcool evaporar. Acrescente as ervas, a pimenta e a metade da lata de tomate pelado, eu os coloco inteiros mesmo na panela, e com a espátula vou esmagando grosseiramente, gosto que fiquem pedaços de tomate no molho. Deixe ferver por mais dez minutos em fogo baixo, acerte o ponto de sal e reserve. Para ralar a abobrinha eu mostrei um ralador baratinho aqui, mas eu uso uma mandolina, que é esse ralador aí da foto:

A minha vem com esses acessórios que te auxiliam em diferentes cortes para os alimentos. Eu uso para o espaguete a lâmina do meio, acho que proporciona uma boa espessura para o espaguete de legumes. É um acessório caro (~R$150,00), mas pra quem gosta de cozinha, acho que vale o investimento, a lâmina não perde o corte, tenho a minha há três anos e ela segue firme e forte, quase arrancando pedaços do meu dedo, já que sou tão estabanada... ahaha E aí o espaguete fica assim, bonitão:

Em uma frigideira antiaderente refogue o alho com um fio de azeite, acrescente a abobrinha crua mesmo, ela é muito macia, não precisa cozinhar como a cenoura... Acrescente sal e pimenta a gosto, sirva no prato com uma boa concha de molho por cima e finalize com o queijo e um fio de azeite. Se você tiver manjericão fresco em casa, acrescente algumas folhas por cima do queijo, fica divino!!!

Essa receita rende duas porções bem fartas! Super fácil e muuuuito gostoso! Quem disse que comida de dieta precisa ser ruim ou cara???
:)



Nenhum comentário:

Postar um comentário