sábado, 26 de novembro de 2016

Picadinho chinês

Uaaau, quatro meses sem postar uma receita! Que vergonha!!!

Peço desculpas! Muitas coisas aconteceram nesses últimos meses, mas vou tentar voltar a postar receitas ou cardápios sempre...

Bem, a receita de hoje é um picadinho chinês, tem um bem parecido no cardápio do China in box, eu já provei e é bem gostoso! 


Ingredientes:
- 500 g de alcatra picada (mais ou menos de 2 x 1 x 1 cm)
- 200 g de cogumelo Paris fatiado (dessa vez eu usei em conserva, não encontrei frescos essa semana)
- 200 g de brócolis branqueado (cozido em água fervente com sal por cerca de dois minutos, eu gosto bem firme e verdinho)
- 1 cebola pequena picada em juliene de 0,5 cm (prometo que vou fazer uma postagem sobre os diferentes tipos de corte)
- 4 dentes de alho picados (brunoise), amassados ou espremidos
- 5 c s de óleo de gergelim (se você não estiver de dieta dobre a quantidade, fica uma delícia!!)
- 100 mL de molho shoyo
- sal e pimenta a gosto

Modo de fazer: divida a carne em três porções iguais, aqueça em fogo alto uma panela de fundo grosso e adicione uma c. s. de óleo de gergelim (custa cerca de R$9,00 uma garrafinha com 200 mL, geralmente eu só acho da marca Kenko no mercado mesmo) e uma das porções da carne, doure a carne, mexendo sempre pra que ela core de todos os lados e para que não se perca sua suculência, é importante manter o fogo alto. Transfira a carne pra uma tigela e repita o processo com as demais porções da carne, acrescentando sempre  mesma quantidade de óleo de gergelim. Isso é feito pra selar a carne, deixando-a suculenta, pra que ela não perca sua umidade, se você refoga tudo junto de uma vez, a panela esfria e a carne libera seu suco, ficando mais seca e menos macia. na mesma panela, adiciona uma c.s. de óleo de gergelim e doure o alho (se você for usar cogumelos frescos, essa é a hora de adicioná-los, depois de dourar o alho, refogue por três minutos, até que fiquem macios). Acrescente a carne e o molho shoyo, refogue por cerca de três minutos. Acrescente o brócolis e o cogumelo, caso use em conserva, misture tudo e refogue por mais três minutos. Verifique o ponto de sal, até agora só há no prato o sal do molho shoyo, que é bem salgado. Acrescente pimenta a gosto e finalize com a cebola e mais uma c.s. de óleo de gergelim. Rende 4 porções bem servidas! Eu servi com arroz yakimeji, que ensinei a fazer aqui.

Espero que gostem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário