sexta-feira, 8 de abril de 2016

O método Dukan

O que eu mais gostei dessa dieta é o fato de você não passar fome! Pra mim, e acredito que para todos os gordinhos de plantão, quando vejo as dietas tradicionais, com recomendações de uma folha de alface e um filé de peito de frango pro almoço, eu rio! De desespero, tristeza, medo e da certeza que não consigo seguir uma dieta assim... Nós gostamos de fartura, e antes de encher a barriga a gente enche os olhos, uma folha de alface? Você leva isso por uma semana e na semana seguinte você come o triplo do normal "pra compensar"...

O método Dukan se baseia em quatro dietas integradas: a fase de ataque, a fase de cruzeiro, a fase de consolidação do peso ideal, e por fim, a fase de estabilização do peso ideal. Esse método provoca uma grande mudança nos seus hábitos alimentares e te faz perder peso rapidamente, que é o mais importante pra continuar nos motivando a seguir as restrições alimentares. A primeira coisa que você precisa fazer é ler o livro.
Ele é barato, cerca de R$25. Você também consegue baixar o pdf pela internet, mas não é o mais correto de se fazer né? Principalmente pelo preço dele, que não é alto... Tem muitas meninas que começam a dieta sem ter lido o livro e acabam fazendo um monte de burradas! Por favor, não façam isso! Vocês precisam entender o método antes de começar a seguir.
Bom, com o livro em mãos e as primeiras páginas lidas, você precisa calcular o seu peso ideal diretamente no site da dieta Dukan no Brasil: www.dietadukan.com.br. No site você vai obter a sua curva de peso, e vai calcular quantos dias você deve fazer da dieta de ataque, que é a fase que você mais vai perder peso (perdi 3,0 kg em cinco dias). Eu recalculei a minha curva hoje (09/04/16) pra mostrar pra vocês:




   Você segue a dieta de ataque nos dias recomendados no site, basicamente seu cardápio vai se basear em carnes magras, ovos, leite e produtos lácteos desnatados e 1,5 colheres de sopa de farelo de aveia por dia. No livro o Dukan apresenta os alimentos permitidos em cada etapa, e permite que se coma ilimitado desta lista de alimentos permitidos. Essa primeira fase é um susto pro seu corpo, que sem a ingestão de gorduras e carboidratos “se vê obrigado” a utilizar a proteína que você está comendo, bem como as suas reservas de gordura para fornecer energia ao seu corpo. É importante lembrar de consumir pelo menos 1,5 L de líquidos, preferencialmente água, diariamente e em todas as fases.
Depois começa a dieta de cruzeiro, que vai durar até você atingir o peso desejado. Ela é na verdade a alternância de duas dietas, a de proteína pura (PP) que você segue na dieta de ataque e a dieta de proteína mais legumes (P+L), que são todos os alimentos liberados na fase de ataque acrescidos de uma boa variedade de legumes e verduras. Nesta fase ainda não são permitidas as batatas (doce, inglesa), os cereais (arroz, milho, trigo) e as leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico), mas tantos outros são permitidos, e é melhor você focar no que pode do que no que não pode, pra não desanimar! Essa dieta você vai seguir até alcançar o seu peso ideal. Eu estou nessa fase, hoje (09/04/16) foi o meu 61º dia na fase de cruzeiro e até o momento eu perdi 12,8 kg no total, estou pesando 74,3 kg, preciso perder mais 12,3 kg!
Quando atingir o peso ideal você deve passar pra fase de consolidação que durará 10 dias por cada kg que você perdeu. No meu caso, como a meta é perder 25 kg, minha fase de consolidação durará 250 dias. Nesta fase são introduzidas as frutas, com exceção da banana, arroz integral e outros alimentos. Nesta etapa você tem direito a duas “refeições de gala” por semana, desde que não sejam refeições consecutivas.
Por fim, vem a fase da estabilização, onde você não tem mais restrições alimentares, pode comer de tudo, mas deve dedicar um dia da semana para a dieta de ataque, todas as quintas-feiras, para sempre. Além disso, deve consumir diariamente duas colheres de sopa de farelo de aveia e nunca mais usar elevadores, optar sempre pelas escadas.



Esse é basicamente o método Dukan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário